Desentupidora em Curitiba Peças para gás em Curitiba

Oftalmologia Pediátrica Curitiba no Pinheirinho

Cuide da Saúde dos Olhos de quem você ama.

A importância do exame oftalmológico na infância por vezes é desconhecida. A criança nasce com potencial de visão,  mas aprende a enxergar por meio dos estímulos visuais.

Qualquer alteração dos olhos na fase dos 0 aos 4 anos pode causar perdas irreversíveis na acuidade visual de um ou de ambos os olhos. A criança, na maioria das vezes, não percebe a deficiência e se for em apenas um dos olhos, os pais também não identificam qualquer dificuldade visual que a criança possa portar.

A única maneira de prevenir a ambliopia, ou deficiência visual por falta de estímulo visual na fase do desenvolvimento da visão,  são as consultas oftalmológicas regulares a partir dos 6 meses de idade.

Distúrbios Oculares:

Em Crianças

disturbios oculares em criancas

É durante a infância que ocorre o desenvolvimento da visão. A criança não nasce sabendo enxergar, ela vai aprendendo a enxergar. Os seis primeiros anos são fundamentais para o correto desenvolvimento visual e qualquer obstáculo a esse aprendizado pode ser irreversível.

Se a criança tem alteração em apenas um dos olhos, fica difícil dos responsáveis ou pessoas próximas identificarem algum problema, pois o outro olho compensa e aparentemente ela pode enxergar bem. Só o exame oftalmológico pode identificar alterações como catarata, glaucoma congênito, estrabismo, anisometropia ou diferença de grau refrativo entre os olhos, doenças da retina e até tumores nos olhos infantis.

O ideal é avaliar a criança ainda na maternidade, com o teste do olhinho, aos seis meses, e a partir de um ano, anualmente, até completar o desenvolvimento visual aos 10 anos.

Erros Refrativos

erros refrativos clinica de olhos pinheirinho

Por que algumas pessoas precisam de óculos?

Alterações da anatomia do olho ou do índice refrativo das estruturas oculares geram distorção da percepção da imagem captada pelos globos oculares. Essas distorções podem ser corrigidas com o uso de óculos, lentes de contato ou cirurgia.

Dentre essas alterações podemos ter:

- Miopia: quando o foco do olho se projeta antes da retina (olho alongado) e vemos desfocado para longe.

- Hipermetropia: quando o foco se forma atrás da retina (olho pequeno), e a visão para perto fica distorcida.

- Astigmatismo: quando o foco se forma antes e atrás da retina, gerando uma imagem pouco nítida.

- Presbiopia: acontece geralmente após os 40 anos e se manifesta com visão desfocada para perto. Nessa fase o cristalino (lente dos olhos) começa a endurecer e prejudicar o ajuste do foco, com perda progressiva da visão próxima.

É aconselhável que crianças de 0 a 10 anos, adultos a partir dos 40 anos e pessoas que têm problemas oculares visitem o oftalmologista ao menos uma vez por ano.

Uso de lentes de contato

uso de lentes de contato clinica de olhos pinheirinho

Não é seguro para os olhos o uso indiscriminado de lentes de contato sem acompanhamento médico. A utilização inadequada e sem acompanhamento oftalmológico pode levar a cegueira ou problemas sérios de visão.

Se você está desejando usar lentes de contato, marque uma consulta na Clínica de Olhos Pinheirinho. Aqui temos profissionais capacitados para te orientar e te acompanhar na utilização, sem prejudicar a saúde dos seus olhos.

Cirurgias refrativas

cirurgias refrativas clinica de olhos pinheirinho

O paciente que já apresenta estabilidade do grau por no mínimo um ano e tem mais de 21 anos tem a opção de ficar independente dos óculos e lentes de contato por meio da cirurgia refrativa.

Existem métodos e planejamentos diferentes dependendo do tipo de alteração refrativa e resultado dos exames de cada paciente. Esse procedimento cirúrgico é rápido, bastante eficaz e realizado com aparelho de Excimer Laser. Os riscos são mínimos e os resultados cada vez mais satisfatórios pela alta tecnologia atual.

Catarata

catarata clinica de olhos pinheirinho

A catarata é a opacificação do cristalino, a lente interna do olho, e pode ocorrer devido ao envelhecimento humano (processo fisiológico) ou ainda advir de doenças metabólicas ou traumatismos. Existem também as cataratas hereditárias e congênitas, que ocorrem em crianças e adolescentes.

Em todos os casos que a doença comprometa significativamente a visão, o tratamento deve ser cirúrgico. Na cirurgia, o cristalino é removido e no seu lugar é implantada uma lente intraocular.

Estrabismos

estrabismo clinica de olhos pinheirinho

Existem vários tipos de estrabismos e, os que ocorrem na infância, podem levar a perda parcial ou quase total da visão de um dos olhos. O estrabismo se caracteriza pela perda do alinhamento ocular e pode se manifestar na forma convergente, divergente e vertical. Algumas vezes a anatomia da face e o posicionamento dos olhos podem simular estrabismo, são os pseudoestrabismos. Só a avaliação clínica por um oftalmologista pode fechar o diagnóstico.

O tratamento adequado vai depender do tipo de desvio ocular diagnosticado, podendo ser cirúrgico ou apenas clínico.

Ceratocone

ceratocone clinica de olhos pinheirinho

O ceratocone é uma doença da córnea onde ocorre adelgaçamento do seu tecido e alteração do seu formato resultando numa visão cada vez menos nítida. É progressivo e inicia-se geralmente na adolescência. Hereditariedade e o hábito de coçar os olhos por conjuntivite alérgica são fatores predisponentes.

Existem diferentes graus de ceratocone e, dependendo do estágio, pode ser indicado o uso de lentes especiais, implante de anel estromal e até transplante de córnea. Nos casos iniciais com progressão rápida existe um tratamento chamado CROSS-LINKING que pode paralisar a progressão do cone e garantir boa visão sem necessidade de terapias mais invasivas.

glaucoma clinica de olhos pinheirinho

O glaucoma é uma doença que acomete o nervo óptico e pode levar a cegueira se não tratado a tempo. A lesão do nervo óptico pode ser causada por um aumento da pressão intraocular e/ou má perfusão capilar.

Existem diferentes tipos de glaucoma, o mais comum é o crônico, decorrente do aumento da pressão intraocular, é indolor e não apresenta sintomas em sua fase inicial. A doença é diagnosticada por meio do exame oftalmológico completo, podendo ser necessária a realização de outros exames complementares. Outro tipo de glaucoma é o agudo, que é considerado uma situação de emergência médica, pois causa dor acentuada e há risco de perda rápida e irreversível da visão.

Pterígio

pterigio clinica de olhos pinheirinho

O pterígio é uma membrana que se forma na superfície do olho, em resposta a agressões externas como radiação solar, poeira e vento. Além do efeito antiestético pode causar desconforto e até mesmo baixa de visão. Dependendo do grau ou tamanho dessa membrana, pode ser indicado o uso de colírios ou cirurgia.

Olho Vermelho

olho vermelho clinica de olhos pinheirinho

Existem vários tipos de conjuntivites, elas podem ser infecciosas (causadas por bactérias, vírus ou outros patógenos), alérgicas ou químicas.

Mas nem todo olho vermelho significa conjuntivite. O diagnóstico diferencial inclui ceratites, conjuntivites, episclerites, esclerites, uveítes, glaucoma ou uso de algumas substâncias químicas como álcool ou drogas ilícitas. Além de cansaço ou noite mal dormida.

As várias camadas ou tecidos oculares podem ser acometidas por inflamação e cabe ao oftalmologista diferenciar uma conjuntivite de uma ceratite, episclerite, esclerite ou uveíte.

clinica de olhos pinheirinho

Oftalmologia levada a sério

Na Clínica de Olhos Pinheirinho a oftalmologia é levada a sério. Aqui temos um corpo clínico altamente especializado com foco no atendimento humanizado, uma estrutura com equipamentos para realização de exames com tecnologia avançada e atendimento clínico e cirúrgico. Agende uma consulta, adoraremos cuidar da saúde dos seus olhos!

Clínica Oftalmológica em Curitiba no Pinheirinho

Apresentamos a Clínica de Olhos Curitiba no Pinheirinho, localizada no bairro Pinheirinho em Curitiba. Credenciado por seu corpo
clínico com sólida formação em centros de ensino de referência nacional.

Sobre a Clínica de Olhos

A Clínica de Olhos Curitiba no Pinheirinho existe ha mais de 20 anos, e traz em sua bagagem a experiência e a confiabilidade de seus profissionais que adquirimos ao longo dos anos.

Winston Churchill, 2370 - Sala 207 - Capão Raso - Curitiba
Paraná - Brasil
CEP 81150-050

Abrir no mapa